Como escolher máquina de lavar roupas

Como escolher máquina de lavar roupas

Essa, sim, é uma grande aliada de quem cuida da casa ou mora sozinho. Afinal, é difícil não depender do auxílio da máquina de lavar para deixar as roupas limpas. Mas ao deparar com uma diversidade de lavadoras em tantas lojas especializadas em eletrodomésticos, a escolha fica mais difícil!

São tantos modelos, funcionalidades e configurações diferentes que é complicado saber qual se é mais adequada à sua necessidade. Mas não é impossível. Tudo que você precisa é de analisar alguns pontos:

5 dicas para escolher a máquina de lavar

1- Automática X Semi-automática

Para esclarecer: as semi-automáticas são as máquinas chamadas de “tanquinho”. A principal diferença entre elas é o fato de que as lavadoras automáticas permitem a centrifugação das roupas (as roupas saem da máquina quase secas!) e o tanquinho apenas lava e enxágua. Mas, em compensação, os tanquinhos são famosos por causar menos danos em roupas, justamente por depender que a própria pessoa torça suas peças e não aplicar esse esforço nas roupas.

2- Capacidade:  Quantos Kg?

Isso realmente vai depender da sua necessidade. Se você mora sozinho, não precisa abusar com uma máquina de 10kg, uma de 6 ou 7 kg será mais que suficiente! Mas se você precisa lavar a roupa do marido ou esposa, dos filhos, do cachorro e da sogra que vem visitar de vez em quando, 10kg ou mais podem ser úteis. Olhe também se a máquina tem a capacidade de lavar edredons (as lojas virtuais geralmente fornecem essa informação), assim você não passa dificuldade no próximo inverno ?

3- Funcionalidades e Programação da Lavagem

Já vi muita gente confusa com tanta funcionalidade e opções de programação das máquinas de lavar. Mas não é tão difícil entendê-las assim. Basta dar uma olhada com mais calma e não ficar assustado com a quantidade de botões. Quando for às compras, observe com atenção se a máquina oferece a possibilidade de escolher o nível da água e quantos níveis são. Isso pode contribuir muito para a economia de água. Note também se há a opção de lavagem de roupas delicadas e outras programações úteis para você.

4- Água Quente

Outra funcionalidade que pode ser importante e está presente em apenas algumas lavadoras é a entrada de água quente. Ela facilita a retirada de algumas manchas, além de contribuir na higienização das peças (ideal para roupas de bebê, fraldas e roupas de cama, por exemplo). Além disso, ela ainda agiliza a secagem das roupas, caso você utilize uma secadora. A desvantagem é o consumo de energia que é sempre maior nesses casos.

5- Porta: Superior ou Lateral?

Não é só uma questão de estética. Existem diferenças nos dois modelos de máquina de lavar que você deve levar em consideração. As lavadoras com porta superior têm o benefício de não exigirem a necessidade de se abaixar para colocar ou tirar as roupas de dentro dela. As máquinas que possuem porta lateral já trazem a vantagem de economia de água (além da aparência sofisticada), e não é pouco: é possível lavar a mesma quantidade de roupas utilizando apenas um terço da água que você deveria gastar numa máquina com tampa superior.

Outros detalhes para observar quando comprar lavadora

  • Consumo de Energia – Observe o selo Procel: os produtos que mais economizam apresentam selo A.
  • Voltagem – Máquinas de lavar não são bivolts. Então, cuidado para não comprar uma lavadora incompatível com a voltagem da sua casa.
  • Lavadora e Secadora – Se não tiver muito espaço, uma boa ideia pode ser comprar uma lavadora que também oferece processo de secagem.
  • Velocidade da Centrífuga – Esse dado é encontrado apenas no manual da máquina de lavar, que você pode baixar na Internet antes de efetuar a compra. O ideal para uma centrifugação de qualidade é uma rotação de pelo menos 700RPM.

E o detalhe mais importante é, claro, o preço! Agora que você já sabe como escolher sua máquina o que acha de protegê-la com nossas Capas para máquinas de lavar, se sua opção for uma máquina de abertura superior ou nossas Capas para lavadoras e secadoras de roupas, se sua escolha for uma máquina com abertura frontal.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta