Como lavar roupa na mão sem dificuldades

Como lavar roupa na mão sem dificuldades

As vezes podemos pensar: como nossos antepassados sobreviveram sem lavadoras de roupas? O fato é que saber como lavar roupa na mão pode ser bem útil.

Não há como negar que o passar do tempo foi bem generoso quando o assunto é a higiene de nossas roupas. O método de lavagem evoluiu, assim como todos os inúmeros acessórios e produtos que ajudam na tarefa de como lavar roupa. Mas algumas peças, caso você ainda não tenha um protetor de roupas, devem ser lavadas na mão, com cuidados especiais.

Algumas dicas de como lavar roupa na mão seguem os mesmo princípios de outras dicas que já demos aqui no blog da Isopasse. Lembre-se, toda peça de roupa possui em sua etiqueta indicações de como deve ser lavada, e isso já pode ser nossa dica de partida.

O primeiro passo é separar as roupas por cores, método clássico e fácil de ser feito. Em geral fizemos essa primeira separação em três grupos: brancas, coloridas de tons claro e coloridas de tons escuros. Esse primeiro passo evita que as cores que naturalmente se desprendem no processo de lavagem, soltem e acabem por manchar peças de diferentes cores e tonalidades.

Alguns tecidos pedem que a lavagem seja feita com água morna ou quente, logo é plausível que você previamente esquente uma certa quantidade de água. Novamente, essa indicação é feita na etiqueta de casa muda de roupa, assim como os produtos que podem ser usados ou devem ser evitados no processo.

Passado essas etapas que antecedem o modo de como lavar roupa na mão, chegou a hora da ação! Observe aquelas que possuírem manchas mais fortes, essas devem ser colocadas de molho previamente. Esse processo visa amolecer as partículas, além de permitir a ação de agentes específicos que farão com que o processo da retirada da mancha seja facilitado.

Passando a lavagem, evite ficar muito tempo em contato direto com os produtos químicos, por isso é sempre interessante que se faça uso de luvas de borracha. Para retirar as manchas, faça maior quantidade de repetições no ato de esfregar, e ao contrário do que a maioria pensa, não é a força aplicada que determina a saída da sujeira. Antes de estender, torça suavemente a peça lavada. Assim como na esfregação, não aplique muita força nessa etapa, evitando assim que sua roupa perca vida útil.

Percebeu como lavar roupa na mão não é complicado? Mas a dica maior segue sendo investir em uma boa lavadora de roupas, que possui funções de lavagem de roupas delicadas. E claro, sempre utilizando um bom protetor de roupas.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta