O aparecimento das manchas de mofo em nossas roupas pode ser resultado de muitos fatores, entre eles a umidade dentro de seu armário ou nas paredes de sua casa.

Roupas feitas de algodão e materiais orgânicos são alvos mais fáceis para o aparecimento de manchas de mofo, por isso devemos dar uma atenção especial com roupas de materiais orgânicos, pois a dificuldade para retirar essas manchas de mofo é tão grande quanto a facilidade da aparição dessas manchas indesejadas.

Se você tem roupas em seu armário que estão guardadas a muito tempo, saiba que a possibilidade de surgir as tão famosas e indesejadas manchas de mofo é grande. Principalmente com a chegada do inverno que é quando a umidade de seu guarda roupa e de sua casa aumentam.

É comum que seja perdido muitas roupas nessa transição das estações do ano, pois as roupas de inverno estão guardadas a muito tempo e muitas delas podem já estar comprometidas com manchas de mofo. Quando isso acontece, devemos tomar algumas medidas urgentes para remover essas manchas de modo que não danifique o tecido e a roupa não desbote, causando a perda da peça. Por isso é muito importante a não utilização de produtos corrosivos e no caso da aparição de uma mancha de mofo grande e resistente, é mais aconselhável aderir ao processo de tingimento.

O mofo, também é conhecido e pode ser chamado de bolor. É um fungo que se aloja em lugares úmidos e sem luz. Além de manchas nas roupas, esses indesejáveis organismos podem causar mau cheiro e intensificar crises de alergia, por isso, todo cuidado é pouco.

Um fator importante de se ter ciência é que o tempo de permanência da mancha influencia sobre o modo de retirada, ou seja, quanto mais recente for a aparição da mancha, mais fácil será sua remoção, necessitando menos produtos e causando menos danos ao tecido. Portanto, é importante que você se atente e monitore seu guarda roupa durante todo o ano podendo assim evitar manchas permanentes de mofo.

4 dicas para retirar as manchas de mofo

Importante: Antes de iniciar os processos é importante ler atentamente as etiquetas de suas roupas para conhecer suas condições de lavagem.

1. A primeira dica é bem eficaz, deixe a roupa de molho em um recipiente com água e água sanitária. Nesse recipiente deve conter meia xícara de água sanitária por cada litro d’água, a roupa deve se manter de molho por uma ou duas horas, passado esse período você já pode lavar a roupa normalmente.

2. O vinagre é outro instrumento forte na briga contra as manchas de fomo na roupa. Coloque a roupa manchada de mofo em um recipiente e acrescente uma xícara de vinagre branco por cada litro d’água e as deixe de molho por uma ou duas horas, passado esse período lave a roupa normalmente com sabão. Caso a mancha não tenha saído tente repetir o processo por no máximo 3 vezes.

3. Você pode também utilizar o bórax caso prefira outra receita caseira para tirar mancha de mofo de roupas com produtos naturais. Você deve lavar a roupa manchada de mofo com sabão bórax em água quente. Ou pode utilizar bórax em pó, adicione meia xícara de bórax em pó por cada litro d’água e deixe a roupa de molho entre uma ou duas horas. Lembrando que a água deve estar bastante quente. Passado o período lave-a normalmente.

4. Se a roupa tiver manchas de mofo muito grandes você pode misturar suco de limão com sal e bater por uns minutos, após formar-se uma massa, aplique sobre a mancha, deixe a solução secar e em seguida lave sua peça normalmente. Essa dica é muito boa para roupas de tecido em algodão ou poliéster. Mas cuidado, se o tecido for muito fino pode danificar.

Agora que você tem algumas receitas contra as manchas de mofo já pode testar em suas roupas evitando a perda da peça. Com todos esses processos contra manchas de mofo a sua disposição você dirá adeus a esse problema.

A Isopasse possui uma linha exclusiva que auxilia você na hora de lavar roupa, com protetores de roupas e aventais. Venha conhecer nossa loja http://goo.gl/jJ5wvQ

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta