Saiba como tirar mancha de roupa mais facilmente

Seja café ou gordura, sempre nos desesperamos ao vê-las. Mas calma, a Isopasse te ensina como tirar mancha de roupa com facilidade.

Primeira vez que você usou aquela roupa linda, e lá está um pingo de molho para acabar com sua empolgação. Ou ainda, saindo atrasado para uma reunião, o café respinga em sua camisa. São cenas do cotidiano que você certamente já enfrentou e não soube por onde começar. A boa notícia é que geralmente é possível reverter a situação, a má é que você precisa agir rápido! Separamos 5 das mais comuns para te mostrar como tirar mancha de roupa corretamente e não cair no desespero.

1 – Café

Apesar de não ficar bonita no momento do “desastre”, as manchas de café não estão no topo das mais difíceis de serem retiradas. Então se aquele seu amigo desastrado do escritório esbarrou em você na hora de pegar café, não precisa querer matá-lo.

Existem 3 dicas de como tirar mancha de roupa com café:

1 – Como a maioria das sujeiras, quanto mais tempo ficar em contato com o tecido, mais complicada será de removê-la. Em alguns casos, pode ficar permanente! Por isso, assim que a mancha for feita, lavar o local com água quente em abundância.

2 – Caso seja um tecido mais delicado, pegue um cubo de gelo e esfregue na mancha até o gelo derreter totalmente. A água formada irá dissolver o café.

3 – Se a mancha ainda insistir, faça um solução de água com bicarbonato de sódio, esfregando suavemente com vinagre ou álcool diretamente sobre o local afetado.

2 – Vinho tinto

Não é por acaso que essa é uma das mais temidas manchas. O vinho tinto possui uma forte fixação no tecido, e para que sua roupa não seja inutilizada, você deve agir com rapidez, utilizando umas das 3 maneiras abaixo:

1 – Leite

Nem sempre teremos esse material por perto, mas costuma ser um dos mais eficazes. Basta colocar a peça imersa em leite, levando ao fogo até levantar fervura. Após o processo, deixar de molho até que a mancha saia por completo.

Esse é o primeiro método a ser feito, caso não seja suficiente, passe para o próximo.

2 – Vinho branco

Parece aquela lei do negativo com negativo é dá positivo, mas é essa mesmo a lógica. Derrame um pouco de vinho branco sobre a mancha e retire o excesso, esfregando suavemente com um guardanapo. Logo após lave normalmente com água e sabão.

3 – Limão e sal

Apesar de parecer um drink, jogar limão e sal sobre a mancha de vinho tinto é uma maneira muito eficaz de resolver o problema.Assim que a mancha for formata, jogue sal e suco de limão sobre ela, aguardando de 30 minutos a 1 hora. Em seguida lava normalmente com água e sabão, deixando secar ao sol se for roupa branca e na sombra se for colorida.

3 – Sangue

Primeiro ponto é não deixar secar o sangue, molhando o local ou mesmo deixando de molho com a área afetada totalmente imersa. Jamais use água quente ou morna, já que o sangue é formado por substâncias que o calor ajuda a fixar a mancha.

Em seguida, vira a roupa do avesso e aplique detergente líquido na mancha, esfregando suavemente até a mancha sair. Se a primeira tentativa falhar, repita a aplicação. Em seguida lave normalmente a peça.

4 – Gordura

É sem dúvida o método que mais possui maneiras de resolver, aqui vamos explicar o mais convencional. Diferente do sangue, gordura deve ser tratada com água quente.

1 – Vire a roupa do avesso

Aplique detergente diretamente sobre a mancha, deixando repousar por alguns minutos.

2 – Muita água quente

Se você possuir uma torneira com água quente , o trabalho ganhará em rapidez e perderá muito esforço, caso contrário, força no braço. A mancha deve ser bombardeada com água quente, quanto mais pressão mais fácil ela de “soltará”.

3 – Papel toalha termina o serviço 

Com a pressão, o que sobrar de gordura estará do outro lado, podendo ser retirada coma  ajuda de folhas de papel toalha. Mas lembre-se: sempre faça movimentos suaves, para não fixar ainda mais a mancha.

Por fim, lave normalmente a peça.

5 – Caneta

Certamente uma das piores de serem resolvidas, manchas de canetas se deixadas secar podem inutilizar a peça. Para que isso não ocorra, invista em um álcool isopropílico e algodão. Em uma superfície firme e plana, estique um pedaço de papel higiênico, colocando a roupa suja sobre ele. Em seguida vá aplicando o álcool isopropílico sobre a mancha e pressionando com o algodão. Você perceberá que o papel irá absorver a tinta, repita então até o papel ficar sem resquícios da mancha.

Após o processo, lave normalmente a peça. Aqui vale o uso de tira-manchas, produtos próprios para esse tipo de emergências.

Agora que você já aprendeu a salvar suas roupas de manchas indesejadas, aprenda mais sobre outras tarefas domésticas clicando aqui. No site da Isopasse você pode também ficar por dentro das melhores soluções para passar e lavar roupas.

É a Isopasse trazendo mais praticidade para seu dia a dia.

Para mais e mais dicas acompanhe nosso blog. Gostaria de ter produtos que irão trazer mais praticidade para seu dia a dia? Acesse nossa loja.

Posts Similares