Alguns truques podem ajudar na hora de lavar roupas leves em casa, sem causar prejuízos!

Sabe aquela cena de cinema, uma casa com quintal enorme, cheias de roupa no varal? Não existe mais tanto espaço nas grandes cidades e, por esse motivo, os imóveis mudaram um pouco, tanto no estilo quando no tamanho.

Hoje, um dos primeiros itens que as pessoas pensam em organizar é a lavanderia, uma máquina para lavar roupas é fundamental e, se possível, uma secadora para não precisar colocar nada na área. Com isso, também se multiplicou a quantidade de lavanderias extras, que facilitam a vida corrida das pessoas.

Como tudo é tão rápido e eficaz, as peças de roupas mais tradicionais não foram projetadas para essas mudanças. Nem todas são tão resistentes e por isso merecem uma atenção maior na hora da lavagem. Lãs, rendas, tecidos finos e roupas coloridas, o que tem em comum entre eles é o fato de precisarem ser separados e respeitar as suas especificidades na hora de lavar.

Mas afinal, você sabe lavar essas roupas delicadas em casa? Usando a máquina ou o varal? Se você também vive esse dilema na hora de colocar as roupas para lavar, confira esse post e anote algumas dicas infalíveis! Está preparado? Então vamos lá!

 

Como lavar roupas delicadas na máquina

Primeiro identifique os ciclos de lavagem que a sua máquina possui. Seja qual for o modelo, costumeiramente elas têm a lavagem delicada, a mais recomendada para esse tipo de roupas.

Alguns desses eletrodomésticos possuem também a função lã, que é indicada para a lavagem de roupas com esse tipo de material e também aquelas que são de fios delicados, que merecem o mesmo trato cuidadoso.

Agrupe as peças separadamente por cores, isso é muito importante para evitar que os tecidos soltem tinta e provoque manchas. Coloque as roupas nos saquinhos para lavar roupas.

Evite colocar a água da máquina em temperatura superior à 30 graus. Via de regra as peças delicadas não suportam ciclos de água quente, o que pode danificar a roupa. A ideia é lavar as roupas de forma mais lenta e sem causar grande impactos, mesmo que isso seja feito dentro da máquina de lavar.

 

Como lavar na mão

Esse é o processo mais adequado para lavar aquela roupa que você tanto gosta, com lã pura ou então uma renda do vestido de festa que você quer guardar. Não importa se você mora em uma casa em condomínio ou em um apartamento, para peças especiais o mais indicado é secar as roupas na sombra.

Confira um passo a passo do processo de lavagem:

  1. Separe um recipiente limpo com água suficiente para cobrir as peças que você deseja lavar.
  2. Antes de colocar as roupas dilua o sabão líquido de sua preferência, mas lembre-se, o mais indicado para esse tipo de lavagem é um sabão neutro e sem coloração.
  3. Coloque as roupas completamente submersas a quantidade de água e mexa suavemente para que todas as partes fiquem molhadas.
  4. Se preciso, esfregue calmamente locais com maior incidência de sujeira, ou somente repita o movimento da roupa dentro do recipiente por alguns minutos para que saia o suor e a sujeira leve.
  5. Retire a peça e torça levemente, sem pressionar muito as peças.
  6. Use a torneira para enxaguar de forma abundante a roupa até que todo o sabão seja removido.
  7. Retire todo excesso de água, coloque sobre uma toalha de cor clara e enrole as peças.
  8. Após enrolar delicadamente as peças até que saia o excesso de água, é hora de colocar no varal.
  9. Pendure as roupas em local fechado, sem a incidência de sol.

 

Roupas com enfeites e pedras

As peças mais delicadas são aquelas com acabamentos em pedras e lantejoulas. O primeiro passo antes de colocar essas roupas na água é verificar se os materiais são fixados a base de cola ou com linha, isso porque, as peças com cola não podem ser lavadas com água quente para não danificar a fixação.

Não esqueça de verificar na etiqueta as instruções de lavagem, elas indicam quais os procedimentos corretos para cada tipo de material. Isso evitará muitas perdas!

Peças com bordados ou aplicações em pedraria não são recomendadas para lavagens contínuas, por isso, tente retirar possíveis pontos e sujeira ou de manchas sem precisar colocar toda roupa na água.

Uma outra dica são peças delicadas como o cashmere e alguns tipos de lã. Elas nunca devem ser lavadas imediatamente. Primeiro é preciso deixa-las de molho em água fria por alguns minutos, depois fazer uma lavagem delicada e, na sequência é preciso torcer as peças lentamente, somente tirando o excesso de água.

Muitas pessoas pensam que é uma desvantagem morar em imóveis menores, que não contam com sacada ou uma área aberta para secagem de roupas. Porém, isso não é verdade! As máquinas de lavar estão cada vez mais eficientes e as peças saem praticamente secas do seu reservatório. Isso quando os equipamentos já não contam com a secadora, que em um ciclo de pouco mais de uma hora são capazes de secar as roupas de uso diário e deixa-las prontas para guardar no armário.

Pesquise também produtos de lavagem específico para roupas deliciadas. Entre sabão líquido e amaciantes existe uma infinidade de produtos que podem trazer leveza, maciez e um odor muito agradável para essas roupas.

Que tal, gostou deste post com algumas dicas sobre como lavar roupas delicadas em casa? Então que tal aproveitar a visita para compartilhar este texto com os seus amigos usando as suas redes sociais! Afinal, o mito de que roupas delicadas só se lavam na lavanderia foi cultuado por muitos anos e hoje em dia sabemos que só é preciso um pouco mais de cuidado, mas não é nada trabalhoso esse processo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta