Lavadora de Roupas – Saiba como escolher sua melhor opção

Lavadora de Roupas – Saiba como escolher sua melhor opção

Através de 7 critérios, disponibilizamos as diversas características que você deve prestar atenção na hora de adquirir sua lavadora de roupas.

Um dos eletrodomésticos mais lembrados e importantes da casa, a lavadora de roupas evoluiu muito nos últimos anos. E com as mais diversas funcionalidades e modelos, fica a dúvida de qual seria a mais indicada para seu caso. É pensando nisso que o Blog da Isopasse te traz um post exclusivo para facilitar seu processo de escolha.

1 – Lavadora de roupas com porta superior ou lateral?

Aqui vale a máxima do custo-benefício. Lavadoras com abertura superior são mais práticas de serem cheias e esvaziadas, sem a necessidade de se agachar. No caso das lavadoras com carregamento lateral, temos o benefício da economia com água, já que esses modelos utilizam 1/3 da água usada no modelo com abertura superior.

Quanto ao custo, a lavadora de roupas com abertura superior costuma ser mais cara. Agora é fazer os cálculos e colocar na balança os prós e contras de cada modelo.

2 – Capacitada de lavar e secar

Ainda presente em poucos modelos, a funcionalidade de secagem é um grande benefício. Entretanto, como toda tecnologia recém lançada, ainda é possui um preço bem maior que aquelas que não secam. Para moradores de pequenas residências, podem ser uma saída, já que não necessita de espaço para secagem.

3 – Diversos programas de lavagem

Programas de lavagens são funções que personalizam a lavagem para cada tipo de tecido ou estado da roupa. Com essas programações, o usuário pode escolher a quantidade de água, o tipo de lavagem, enxagues extras, dentre tantas outras funções. Com a presença desses ciclos personalizados suas roupas podem durar mais, além da economia de água e eletricidade.

4 – Capacidade, em quilos, de lavagem

Esse fator tem relação direta com a quantidade de pessoas na casa. Claro que algumas pessoas sujam mais roupas e outros tecidos que outras, mas nada que justifique a compra de uma lavadora de roupas muito maior. Os atuais modelos podem variar de 4 a 15 kg de capacidade de lavagem, e quanto maior, maior ou consumo e maior o espaço ocupado pela lavadora.

5 – Água Quente

Mais um caso clássico de custo-benefício. Máquinas com a função de água quente possuem um maior consumo de energia, porém o poder de higienização é muito maior. A água quente também ajuda na remoção de manchas e sujeiras mais difíceis e na lavagem de roupas com tecidos escuros e que podem soltar sua tinta.

6 – Velocidade de centrifugação

Se você não possui uma secadora de roupas ou um bom local para secá-las, eis uma característica que você deve prestar atenção. Quanto maior o RPM (rotações por minutos), mais seca a roupa sai da máquina.

Hoje temos disponíveis no mercado lavadoras com RPM variando de 500 a 1500. Lembre-se: o valor mínimo recomendado para uma centrifugação de qualidade é de 700RPM.

7 – Consumo de Energia

Em tempos de crise e com os aumentos constantes nas tarifas de energia elétrica, esse fator deve ser levado em consideração. Variando de A a G, o consumo de energia vem indicado em cada lavadora através de uma adesivo, onde A é o menor consumo e G o maior consumo.

Alguns modelos com consumo próximo ao G são mais baratas, o que torna esse quesito ainda mais importante. Onde se economizaria na compra do eletrodoméstico, se gastaria na conta de luz.

E após comprar de sua lavadora de roupas, não se esqueça de passar na Isopasse e compra sua capa. Seu equipamento ficará protegido de arranhões e umidade!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta