Lavadora de Roupas – Aumentando a vida útil de sua máquina

Lavadora de Roupas – Aumentando a vida útil de sua máquina

A lavadora de roupas pode ser por anos uma fiel companheira. Para que isso seja possível, alguns cuidados precisam ser tomados.

Como todo eletrodoméstico, a lavadora de roupas deve sempre respeitar suas manutenções preventivas e seu manual de instruções. Esses são os primeiros passos para aumentar a vida útil de sua máquina. Mas você pode colaborar pessoalmente, tomando alguns cuidados na rotina de seu uso e até mesmo no local onde é colocada.

Cada lavadora de roupas vem uma indicação de capacidade máxima, geralmente em quilos. Desrespeitar essa indicação fará com que seu tambor se desajuste, além de não lavar corretamente as peças. Para ter certeza que essa marca não será ultrapassada, meça um palmo entre a roupa e o topo da máquina, esta será a medida máxima permitida.

Já outras medidas preventivas podem ser tomadas antes mesmo da lavadora de roupas entrar em ação. Começando pelo local onde a instalamos, que deve ser longe da incidência direta de sol ou chuva. Locais de grande umidade também devem ser evitados, já que pode causar ferrugem nas peças internas da lavadora, causando problemas posteriores. Ainda quanto ao local de instalação, busque um piso nivelado, caso não seja possível, os pés da máquina geralmente possuem a possibilidade de nivelamento manual. Um sinal clássico que sua lavadora de roupas não está nivelada são os frequentes “saltos” que ela pode dar ao longo de seu funcionamento.

Assim como você deve respeitar a capacidade, é importante também seguir a risca o nível de água, amaciante e sabão que são indicados para cada ciclo. Água em excesso pode diluir demais os produtos ali presentes, ao passo que o sabão em excesso pode danificar placas e rolamentos. Já o amaciante faz gerar gordura acumulada. Por fim, mantenha o filtro de sua lavadora de roupas sempre limpo, isso vai garantir o pleno funcionamento de sua máquina.

Mesmo que essas dicas sejam seguidas, é importante fazer a limpeza interna de sua lavadora de roupas mensalmente. Para isso, basta colocar o aparelho no ciclo completo, com o máximo de água possível, junto a um litro de alvejante. Isso basta para limpar sua máquina, retirando odores e eventuais sujeiras que possam estar pelo aparelho. Lembre-se também de chamar um técnico especialista a cada dois anos para realizar uma manutenção preventiva.

Conte sempre com a Isopasse, que conta com uma linha exclusiva de acessórios para sua lavadora de roupas, da proteção ao processo de lavagem.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta