Se você não possui uma lavadora de louças, não tem como fugir. Lavar louça pode ser mais fácil e prático se seguirmos as dicas deste post.

Poucos são os que de fato gostam da tarefa, alguns até acham terapêutico, mas o fato é que a maioria das pessoas não é grande fã de lavar louça. E como quanto menos tempo passando ao lado de esponja e detergente melhor, essas 5 dicas irão te trazer uma bela dose de felicidade e praticidade.

1 – Existe sim uma ordem lógica para lavar louça

Para evitar que a gordura presente nas louças passe de uma peça para outra, é importante separá-las por ordem de presença de gordura. Primeiro as que possuem menos e por último as que possuem mais. A ordem ficaria desta forma:

  1. Copos – Salvo em ocasiões onde se come com a mão, é geralmente a louça que menos possui gordura;
  2. Talheres – Por entrarem em contato direto com a comida, acabam apresentando uma quantidade mínima;
  3. Pratos – A dica aqui é mantê-los em um recipiente com água antes de lavá-los, dessa maneira a sujeira amoleci e fica mais fácil de retirá-la.
  4. Recipientes usados para servir a comida – caso seja necessário, jogar um pouco de água morna para retirar o excesso de gordura e amolecer alguma sujeira de mais difícil remoção.
  5. Panelas – Por ser o local em que os alimentos são preparados, possuem a maior concentração de gordura e outras sujeiras que darão mais trabalho para serem removidas.

Algumas pessoas possuem o costume de jogar água fervendo por cima das louças. Apesar de ser efetivo na remoção da gordura, algumas louças podem ser danificadas pela temperatura da água. Tome cuidado.

2 – Detergente de qualidade!

O preço dos detergentes pode variar bastante, mas aqui a máxima do “barato sai caro” pode existir. Produtos de baixa qualidade tendem a fazer menos espuma, dificultando a retirada de sujeiras mais difíceis. Para contornar esse situação, alguns colocam mais detergente na esponja, o que diminui o rendimento do produto. Faça um pequeno investimento e adquira sempre produtos de qualidade.

3 – Desligue a torneira ao lavar louça

Ao passar de um grupo para outro na ordem de lavagem que explicamos acima, convém sempre fazer o enxague das louças. Nesses intervalos, lembre sempre de desligar a torneira, evitando um consumo excessivo de água e ajudando o meio ambiente.

4 – Troque sua esponja regularmente

Não espere sua esponja se desfazer para trocá-la, ela concentra uma grande quantidade de germes e bactérias que podem prejudicar sua saúde. O período máximo recomendado para cada esponja é 15 dias. E para que as ameaças fiquem longe, faça uma pequena mistura de água e cloro para que todas as noites ela seja higienizada.

5 – Use um avental de cozinha!

Lavar louça e sujar a roupa não precisam mais serem atividades que andam juntas. Com o uso de um avental de cozinha você protege sua roupa de eventuais resíduos que possam respingar na hora de lavar e enxaguar suas louças.

Conte sempre com a Isopasse para trazer praticidade ao seu dia a dia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta