Você sabia que precisa lavar sua lavadora?

lavar sua lavadora - Você sabia que precisa lavar sua lavadora?

Saiba como fazer a higienização e aumente a vida útil da máquina de lavar

Você sabia que é importante lavar a máquina de lavar periodicamente? Essa informação pode ser novidade para muitos, já que esse eletrodoméstico é responsável pela limpeza de outros itens. No entanto, fazer a higienização da máquina não só tira todas as impurezas e bactérias que ela recebe de itens como panos de chão, roupas suadas e produtos de pets como aumenta o tempo de vida útil dela.

Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo e diretor executivo da JAN PRO Brasil, explica que a limpeza da máquina de lavar deve ser feita mais ou menos a cada 15 dias, mas tudo depende da sua rotina: “Se antes deste tempo você notou manchas esbranquiçadas ou pontinhos brancos em alguns itens após a lavagem, uma das causas pode ser o acúmulo de sabão e amaciante no compartimento da máquina que coloca o sabão, e que também precisa ser limpo”, detalha ele.

lava roupa 620x370 - Você sabia que precisa lavar sua lavadora?

Você também pode optar por lavar a sua máquina a cada vez que fizer uso dela para a limpeza de produtos infectados, como os já citados panos de chão, itens de animais ou roupas de alguém doente.

Para lavar a sua máquina não há grandes segredos, João Pedro Lúcio, técnico de serviços da rede Maria Brasileira, indica que os produtos necessários são basicamente os que você já tem em casa: “Sabão líquido e uma tampinha de água sanitária ou sabão líquido e uma tampinha de vinagre. Uma dica importante para a vida útil da máquina é a utilização do sabão líquido, por ser menos agressivo para a máquina e evitar resíduos”, conta ele. Além disso, você pode utilizar o bicarbonato de sódio e o auxílio de uma escova de dente para os detalhes.

Ainda de acordo com ele, é vital que você não utilize nenhum tipo de produto multiuso ou álcool para a limpeza da parte externa da máquina, isso faz com que ela perca a cor e adquira o visual desgastado.

Passo a passo da lavagem

Lavadora de abertura tradicional:

Renato Ticoulat conta que o primeiro passo é retirar os compartimentos de sabão e amaciante e deixá-los alguns minutos em uma solução de água e vinagre. Em seguida, caso a sua máquina permita a retirada do filtro, ela deve ser feita: “Desencaixe-o e retire os fiapos de roupa acumulados. Em seguida, sem esfregar, passe o filtro na água corrente e coloque a peça na máquina”.

lavadora 620x370 - Você sabia que precisa lavar sua lavadora?

Depois de fazer a higienização desses itens, é hora de colocar a máquina para trabalhar, para isso, escolha o ciclo de lavagem mais longo do eletrodoméstico e deixe ela encher de água completamente. “Isso fará com que os resíduos de detergente acumulados se dissolvam e sejam eliminados”, explica Renato.

Em seguida, pause o ciclo e adicione um litro de vinagre branco e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio para deixar agir por 30 minutos. Por fim, deixe que a máquina termine o ciclo e passe apenas um pano úmido na parte externa do eletrodoméstico.

Conheça também nossa linha de produtos!

Lavadora de abertura frontal:

Muitas das lavadoras com abertura frontal possuem programas específicos para a lavagem de manutenção (ou lavagem do tambor). Caso a sua seja assim, Renato indica selecionar essa função, esperar a máquina encher e quando ela estiver cheia, despejar um litro de vinagre branco e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio no compartimento de sabão. Deixe agitar por 30 segundos e desligue.

lavanderia1 620x370 - Você sabia que precisa lavar sua lavadora?
(Foto: Shutterstock)

O fundador da Limpeza com Zelo ainda sugere manter a máquina inutilizada por 30 minutos e usar esse tempo para fazer a limpeza da parte externa da lavadora, de todos os cantos e do painel.

“Após meia hora que o produto agiu, ligue a máquina novamente e deixe ela completar todo o ciclo, até o final. Para finalizar, retire o compartimento de filtro para fazer a limpeza, Ele geralmente fica na parte inferior, na frente ou atrás da máquina e sem esfregar, passe o filtro na água corrente”, conclui ele.

Para mais e mais dicas acompanhe nosso blog. Gostaria de ter produtos que irão trazer mais praticidade para seu dia a dia? Acesse nossa loja.

 

Comentários