Mito ou verdade: arrancar um fio de cabelo branco faz nascerem dez no lugar

Mito ou verdade: arrancar um fio de cabelo branco faz nascerem dez no lugar

Provavelmente, você já ouviu o ditado de que não se deve arrancar um fio de cabelo branco, senão outros dez vão nascer no lugar, não é mesmo? Mas como resistir à tentação quando eles começam a brotar, e você não tem idade para “ser velho”?

Simples: não resista! A crença popular de que nascem mais fios no lugar não tem embasamento algum. No máximo, outro fio branco vai surgir no mesmo folículo capilar – jamais dez. O que pode dar essa impressão é que outros cabelos brancos estão proliferando em sua cabeleira, mas a culpa não é daquele que você arrancou.

Os cabelos brancos ou grisalhos aparecem naturalmente com o envelhecimento, mas vai depender da sua genética para saber quando o processo vai se iniciar. É por isso que em algumas pessoas os fios brancos surgem bem mais cedo do que em outras.

Eles são provocados pelo envelhecimento das células responsáveis pela pigmentação do cabelo. Quando essas células morrem, deixam de transmitir a cor para suas madeixas, clareando aos poucos a sua cabeça. Quando você arranca um fio branco, significa que as células de pigmentação desse fio estão mortas, e outro branco vai nascer no lugar dele.

Entretanto, o processo de clareamento é gradual. Assim, ao arrancar um dos fios mais claros, os folículos capilares que estão em volta desse fio podem estar passando pelo mesmo processo de envelhecimento, mas você só nota quando o outro branco já nasceu no lugar do qual você arrancou. Nesse meio-tempo, os outros fios em volta podem acabar tendo suas células envelhecidas ou mortas, causando o clareamento e a ideia de que dez outros nasceram no lugar do qual você arrancou.

Os médicos alertam, entretanto, que não é saudável arrancar fios de cabelo. Esse processo pode danificar o folículo, e ele nunca mais crescer. Além disso, você pode causar alguma infecção no folículo e ficar careca no futuro! Se os fios brancos incomodam, o ideal é cortá-los mais rente possível à raiz sem de fato arrancá-los de sua cabeça. Ou tingir, é claro.

Para mais e mais dicas acompanhe nosso blog. Gostaria de ter produtos que irão trazer mais praticidade para seu dia a dia? Acesse nossa loja.

Fonte

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta