Dicas de Decoração – Sua casa com um super toque vintage

Dicas de Decoração – Sua casa com um super toque vintage

Assim como a moda, a decoração também se recicla e se reinventa. Saiba como dar um toque retrô em sua casa com essas dicas de decoração vintage.

A modernidade facilitou a vida em quase todos os âmbitos de nossa vida, mas é inegável que olhar para o charme do passado nos traz saudades. A forma como as publicidades e rótulos eram feitos, de um modo quase artesanal, além das cores vivas e fortes que hoje foram substituídas quase que exclusivamente por branco e cinza. E pra você que quer conciliar modernidade com um toque vintage, fique de olho nessas nossas 8 dicas de decoração.

1 – Aproveite a moda vintage

O mercado já percebeu que esse movimento tem grande adesão e criou linhas próprias com o conceito vintage. Algumas marcas de eletrodomésticos já tem sua própria linha retrô, com cores vibrantes e visual retrô. Marcas de objetos decorativos também estão apostando na tendência, lançando estampas, formas e modelos que remetem ao passado e colaboram para você tornar sua casa mais aconchegante e nostálgica.

2 – Mude seus conceitos sobre acabamentos

Sua decoração deve ter personalidade, estar carregada de história e vida, para isso mantenha as imperfeições que formam a peça. Evite restaurar suas peças a ponto de transformá-las em peças com aspecto de novas, isso quebra seu conceito vintage, destruindo todas as evidências das interações com a história que o objeto já teve.

3 – Que tal substituir o vidro por metal e cerâmica?

Pequenas porções em caçarolas coloridas de cerâmica são um charme. Assim como panelas pretas ou de alumínio deixaram de ser unanimidade entre esses utensílios. Aposte nas cores, já que o vidro não permite tanta variedade.

4 – Sua parede pode ser sua principal aliada na decoração vintage

Entre as dicas de decoração que passamos neste post, talvez essa veja a mais fácil de colocar em prática, já que o mercado está aquecido e você poderá encontrar as peças com mais tranquilidade. Placas, quadros, calendários e publicidades antigas podem ser encontradas em tabacarias, lojas de antiguidades e em lojas especializadas em decoração retrô.

5 – Os anos 50 retornaram com os pés de palito

Muitos itens são suficientes para mudar seu ambiente e trazer o ar vintage ao local onde se encontram. É o caso do pé de palito, modelo de base para móveis muito comum nos anos 50 e que pode dar uma charmosa sustentação a sofás, mesas de centro e poltronas.

6 – Traga o passado à tona

Câmeras fotográficas, máquinas de escrever ou bules, tudo que remete ao passado pode ser um bom coringa na hora de compor sua decoração vintage. Objetos de família podem ser uma ótima opção, então é a hora de buscar em suas caixas antigas uma nova forma de decorar sua casa.

7 – Vintage e moderno podem ficar lado a lado (literalmente!)

Não é por que você aposta no retrô que a modernidade deve ser deixada de lado. Uma televisão de tudo antiga e pequena pode ficar linda logo abaixo da sua super moderna televisão de tela plana de 40 polegadas.

8. Vamos colorir?

Suas paredes podem ser como uma tela em branco, esperando para um artista pinta o mais belo dos quadros. Aposte em paredes coloridas, com tons claros de azul, verde ou amarelo. Ou mesmo tente ousar, com vermelho e preto, que também servirá para você desenhar o que quiser com giz colorido. O que vale é a personalidade que você dará aos cômodos.

Percebeu como é fácil chegar ao passado com essas dicas de decoração vintage que o blog da Ispasse traz com exclusividade para você? Continue acompanhando nossos posts e perceba como a praticidade pode ser mais tranquila do que você imagina para encontrar.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta