Dicas de Culinária – Quem disse que dieta precisa ser chata?

Dicas de Culinária – Quem disse que dieta precisa ser chata?

Olhar as dicas de culinária é encontrar uma receita melhor que a outra. Mas e quando estamos de dieta? Vamos provar que dieta não é sinônimo de comer mal!

O verão chegando e todos querendo caprichar na dieta e fazer bonito nas praias e clubes. O grande argumento de quem não quer saber de dieta é quase sempre o mesmo: é chato e sem sabor. Mas viemos aqui para desconstruir esse argumento, trazendo 6 dicas de culinária para você dar aquele gás em na dieta!

1 – Mesmos alimentos, gosto semelhante e MUITO menos calorias

Batata, anéis de cebola e frango, três alimentos que são sucesso em suas versões fritas, mas que podem ficar igualmente deliciosos se feitos de outras maneiras. Chegou a hora de você colocar seu forno e suas fritadeiras do tipo “air fryer” (sem óleo). Essas formas alternativas são mais saudáveis e com menos calorias, já que não fazem uso do principal vilão das dietas: o oléo! Uma pesquisa rápida te trará diversos truques para otimizar esse tipo de preparo.

2 – Não confunda light com diet

Um dos erros mais comuns entre os iniciantes na “arte” das dietas é não saber diferenciar os produtos lighs dos diets. Em resumo, diet é todo produto que não apresentam determinados componentes em sua composição, como açúcar ou gorduras. Mas isso não significa necessariamente menor quantidade de calorias. Cabe então aos produtos lights terem essa diminuição, sendo obrigatório uma porcentagem mínima de 25% em relação ao produto original. Se sua dieta busca emagrecimento através de diminuição de ingestão de calorias, opte pelos alimentos lights.

3 – Não se restrinja a saladas cruas (e sem graça)

Se os doces e gorduras são os vilões, frutas, legumes e vegetais são os queridinhos. Mas muitas pessoas os classificam também como “sem graça”, “sem gosto” ou “prefiro uma fritura”. Não podemos deixar de concordar em partes, mas certamente podemos tirar essa diferença com alguns truques. Um deles é combinação de dois ou mais ingredientes, saladas de várias folhas, por exemplo, costumam ter um ótimo sabor. Outra dica é por vezes fugir do consumo cru, optante por refogados e assados.

4 – Vamos colorir seus pratos?

Caprichar na variação de ingredientes e cores de suas refeições é uma das dicas de culinária mais ricas que podemos dar. A cor do alimento diz muito sobre os nutrientes que ele pode te oferecer. Por exemplo, alimentos de cor vermelha são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante, além de agir como protetor para o aparecimento do câncer de próstata, estimulando também a circulação sanguínea.

5 – Chegou a hora de você conhecer os alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos são aquelas que ajudam no aceleramento do gasto de calorias durante a digestão e metabolismo. Em resumo, quanto mais difícil de ser digerido, maior seu potencial termogênico. Esses alimentos aumentam a temperatura corporal, fazendo então com que a queima de gordura seja acelerada, melhorando então o emagrecimento e contribuindo para o controle da obesidade. Alguns são exemplos de alimentos termogênicos: pimenta, chá verde, canela, gengibre e chá de hibisco.

6 – Pequenas e preciosas dicas

Caso você não esteja em uma dieta restritiva, vale lembrar que o corpo precisa de nutrientes que são tidos como responsáveis pelo ganho de peso. E por isso que alguns truques podem te ajudar:

  • Leites e derivados sempre desnatados;
  • Adicione grãos e sementes aos líquidos ingeridos;
  • Coma 3 castanhas ou amendoins por dia;
  • Se for consumir alimentos ricos em carboidratos, evite mais de um por refeição;
  • Frutas devem ser consumidas ao longo do dia, no mínimo 3 porções;

Percebeu como as dicas de culinária podem te ajudar na dieta? Agora é começar anda hoje, não esperando a tradicional segunda que nunca chega. Conte sempre com a equipe Isopasse, teremos prazer em trazer a praticidade para seu dia a dia.

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