Lavar louça – Como limpar corretamente porcelana e vidro

Lavar louça – Como limpar corretamente porcelana e vidro

Peças de alta elegância e valor, vidros e porcelanas pedem um cuidado especial na hora de lavar louça. Aprenda como limpar corretamente esses materiais.

Aqui no blog da Isopasse já trouxemos algumas dicas de como lavar louça, mas chegou a hora de sermos mais específicos e falarmos de materiais que precisam de um trato mais fino. E para começarmos, vamos dar dicas e técnicas para lavar louça de porcelana e vidro. Por que ninguém quer perder uma peça tão bonita por uma mancha ou marcas.

Como lavar louça de porcelana

A grande vilã da porcelana é a mudança repentina de temperatura. Lavar louça com água muito quente ou colocar a peça com muita rapidez em contato com a água pode gerar manchas ou marcas em sua louça. Como muitas porcelanas possuem detalhes em metal, a temperatura também pode agir sobre esses ornamentos, danificando as louças.

Mas e se sua porcelana já está manchada, o que podemos fazer? O primeiro passo é lembrar de sempre testar o método com uma pequena parte da peça, evitando estragos ainda maiores. Outro ponto que dificulta a limpeza dessas peças é a grande variedade de tipo de porcelana, o que explica a eficácia de diferentes tipos de produtos e técnicas.

Jamais use produtos químicos pesados ou água sanitária, para limpar as peças use uma esponja úmida com bicarbonato de sódio, fazendo movimentos suaves e contínuos. Você pode também usar pasta de dente, mas continue usando esponja ou materiais com superfícies suaves. Caso a sujeira insistir, tente uma solução 1 para 1 de sal e vinagre, deixando a porcelana absorver o conteúdo por uma hora e lavando normalmente a seguir. Existem ainda produtos próprios para limpeza de porcelanas, eles contém peróxido, o que é ideal para a situação

Como lavar louça de vidro

Assim como a porcelana, objetos de vidro também devem ser lavados à mão, com atenção especial a cristais, evitando assim pequenos danos e arranhões. Ao usar lavadoras de louças, podemos correr o risco de manchar nossas peças, já que com o tempo o vidro pode ficar opaco, em ação ao sabão que se acumula na superfície da louça.

Quanto a temperatura da água, prefira água quente e pouco detergente, eliminando assim a gordura acumulada. Faça o enxague em seguida, deixando as louças secarem de cabeça para baixo, sobre um pano de prato. Caso seja necessário secar logo após a lavagem, tenha o cuidado de utilizar somente tecidos que não soltem fibras.

No caso de manchas, elas são geralmente fáceis de retirar ao lavar louça. Caso a sujeira se mantenha, produtos do tipo “limpa vidros” podem ser utilizados. Outros produtos eficazes na limpeza são o bicarbonato de sódio, o suco de limão e o vinagre.

Mas independente do material que você esteja lavando, principalmente se envolver produtos químicos, é importante sempre usar um bom avental que te proteja. O avental em PVC da Isopasse é impermeável, impedindo que sua roupa molhe ou entre em contato com gordura e respingos de detergente.

Gostou das nossas dicas para lavar louça delicada? Deixe sempre seus comentários e espalhe pelas suas redes sociais. É a Isopasse sempre preocupada em levar praticidade para seu dia a dia.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta